Panorama internacional

Israel não cumpre ordens da Corte da ONU por causa do apoio dos EUA, diz Erdogan

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que Israel não está cumprindo as decisões do Tribunal Internacional de Justiça da ONU devido ao apoio dos EUA e do Ocidente em geral, mas que a Turquia continuará exercendo pressão.
Sputnik
Na sexta-feira (19), o Tribunal Internacional de Justiça da ONU emitiu um parecer consultivo sobre as consequências legais da ocupação de territórios palestinos por Israel.
A Corte constatou que a criação de novos assentamentos de Israel violam o direito internacional e constituem anexação. A entidade instou Israel a cessar, o mais rapidamente possível, a implantação de novos colonatos nos territórios palestinos e a sua presença ilegal lá, bem como a pagar reparações pelos danos causados pela ocupação ilegal.
Panorama internacional
Palestina pede que países reconsiderem relações com Israel após Corte reconhecer ocupação ilegal

"O Tribunal Internacional de Justiça também condenou Israel a pagar uma indenização. O valor da indenização ainda não foi anunciado. Até a data, Israel não cumpriu nenhuma das ordens do Tribunal Internacional de Justiça porque o Ocidente, especialmente os EUA, estão do lado dele. Atualmente, nós, junto com muitos países do mundo, estamos exercendo a pressão necessária e continuaremos a fazê-lo", disse o líder turco aos jornalistas.

Segundo Erdogan, nada pode ser alcançado apoiando Israel e ignorando a sistemática "perseguição do povo palestino oprimido por muitos anos".
"Israel deve ser punido pelo que fez, e essa punição deve ser suficientemente exemplar para que ninguém possa mais pensar em tal atrocidade", disse o presidente turco.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar