Panorama internacional

Reino Unido planeja neutralizar arsenal nuclear da Rússia com mísseis de longo alcance, diz mídia

O Reino Unido planeja desenvolver, em cooperação com a Alemanha, mísseis de longo alcance capazes de neutralizar as armas nucleares da Rússia, afirma o jornal The Times em matéria divulgada nesta quinta-feira (25).
Sputnik
"O Reino Unido considera desenvolver mísseis de longo alcance que possam destruir armas nucleares lançadas de dentro da Rússia, em meio a receios crescentes na Europa de que o presidente [russo Vladimir] Putin possa estar disposto a usá-los", noticiou o jornal na noite.
Fontes diplomáticas citadas pelo The Times indicam que Londres pretende cooperar com Berlim no desenvolvimento de mísseis com alcance superior a 3,2 mil quilômetros, que ficariam localizados em território alemão.
A distância da capital alemã a Moscou é de pouco mais de 1,6 mil quilômetros.

Declaração de defesa conjunta Alemanha-Reino Unido

O ministro da Defesa britânico, John Healey, visitou seu homólogo alemão Boris Pistorius nesta quarta-feira (26), quando fez escala em Berlim como parte de uma viagem europeia de 48 horas. Após a reunião, ele comentou com repórteres a assinatura de acordo de defesa com a Alemanha:

"Acredito que a declaração de hoje, a primeira desse tipo entre nossos países, representa um passo significativo em nossos esforços para construir uma nova relação de defesa mais profunda entre o Reino Unido e a Alemanha", disse John Healey durante uma entrevista coletiva com seu homólogo alemão Pistorius.

Panorama internacional
EUA e Reino Unido lançam 4 ataques aéreos no oeste do Iêmen, diz mídia
Em junho passado, Putin reafirmou que a Rússia não visa ninguém com armas nucleares, mas está atenta ao que está a acontecer no mundo e não descarta mudanças na sua doutrina nuclear.
A utilização hipotética de armas nucleares é especificada na doutrina militar e nos Fundamentos da Política de Estado da Federação da Rússia sobre Dissuasão Nuclear.
De acordo com os documentos, a Rússia tem o direito de utilizar o arsenal nuclear em caso de agressão com armas de destruição maciça contra o seu território ou o dos seus aliados, ou em caso de agressão com armas convencionais que ameace a existência do Estado.
"Acredito que a declaração de hoje, a primeira desse tipo entre nossos países, representa um passo significativo em nossos esforços para construir uma nova relação de defesa mais profunda entre o Reino Unido e a Alemanha", disse John Healey durante entrevista coletiva com Pistorius.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar