"O acordo sobre mísseis, em vez de proporcionar segurança prometida, esconde novos riscos, tanto para a Alemanha quanto para o restante da Europa. Assim, a Europa e, em primeiro lugar, a Alemanha, mais uma vez se torna alvo potencial de um ataque de mísseis russos", disse Vinokurov.
Putin já alertou sobre implantação dos mísseis
"Espera-se que os primeiros mísseis terrestres russos com alcance de 500–5.000 quilômetros possam aparecer até 2024. Em primeiro lugar, estamos falando de mísseis de cruzeiro Kalibr adaptados para lançadores terrestres, e, um pouco mais tarde, dos Iskander de longo alcance", disse Vinokurov.
Implantação de mísseis no passado
"Aproveitando-se da 'generosidade' de Gorbachev, os norte-americanos também conseguiram que a URSS destruísse os mísseis 'Oka' — complexos tático-operacionais que não estavam sujeitos aos requisitos do tratado, pois seu alcance era de apenas 300–500 quilômetros, dependendo da modificação", disse o professor.
"Só que a Rússia, ao contrário da URSS, está pronta hoje para uma resposta, e ainda por cima antecipada", disse Vinokurov.