Panorama internacional

Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela conclama partidos para periciar resultado das eleições

A Justiça venezuelana convocou, nesta sexta-feira (2), os dez candidatos à eleição presidencial da Venezuela para comparecerem à Corte, às 15h00 (no horário de Brasília), para que seja iniciada uma apuração sobre o resultado da votação do domingo (28).
Sputnik
O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) aceitou um recurso apresentado pelo presidente Nicolás Maduro, que solicitou uma perícia técnica de todo o processo eleitoral para que sejam averiguadas as atas apresentadas.

"Se admite, se avoca e inicia o processo de investigação e verificação para certificar de maneira irrestrita os resultados do processo eleitoral realizado em 28 de julho de 2024", afirma em decisão a sala eleitoral do tribunal venezuelano, acrescentando que irá "assumir o compromisso com a paz, a democracia e em procura da ordem Constitucional da República, garantindo que a vontade das eleitoras e dos eleitores receba uma efetiva e oportuna tutela judicial".

Panorama internacional
'Não exijamos da Venezuela o que não exigimos de nenhum outro país', diz ex-dirigente espanhol

Maduro 'pronto' para apresentar 100% das atas eleitorais

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu na quarta-feira (31) que estava pronto para apresentar ao público todos os registros dos votos expressos nas eleições presidenciais do domingo (28), cujos resultados vêm sendo questionados pela oposição.
"Dou a cara a tapa, me encaminhei à Justiça e disse ainda, como líder político, líder revolucionário da Venezuela, filho do comandante [Hugo] Chávez, que o grande povo patriótico, e o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), estão prontos para apresentar 100% dos registros eleitorais que estão nas nossas mãos", afirmou Maduro depois de ter uma reunião com magistrados do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Maduro lembrou aos presentes que é coeditor da Constituição da República Bolivariana da Venezuela.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar