O movimento xiita Ansar Allah (houthis), que governa o norte do Iêmen, comunicou que seus membros abateram um drone MQ-9 Reaper dos EUA e atacaram um navio Groton no golfo de Áden com mísseis balísticos.
"As forças de defesa aérea das Forças Armadas do Iêmen [houthis] foram capazes de [...] abater um drone americano MQ-9. com um míssil 'terra-ar' caseiro. As forças navais [...] e tropas de mísseis realizaram uma operação militar conjunta na qual atacaram a embarcação Groton no golfo de Áden com mísseis balísticos", disse Yahya Saree, porta-voz militar houthi.
De acordo com ele, o navio foi atingido durante a operação. Saria sublinhou que o navio foi alvejado por violar a proibição de entrar em portos israelenses, anunciada anteriormente pelos houthis, enquanto o drone MQ-9 foi abatido usando um míssil montado pelo próprio movimento.
Anteriormente, os houthis abateram drones MQ-9 com sucesso seis vezes, sendo a última vez que um drone desse tipo foi abatido pelos houthis em 29 de maio, nos céus da província de Marib. Em abril a emissora norte-americana CBS revelou, citando dados do Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA, que o custo de cada drone desse tipo é de cerca de US$ 30 milhões (R$ 171,85 milhões).