Panorama internacional

Houthis abatem drone MQ-9 Reaper e atingem navio dos EUA

Um drone MQ-9 Reaper visto no céu da Síria
Um porta-voz militar houthi comunicou os recentes ataques do grupo, que dizem ter atingido com sucesso um veículo aéreo não tripulado e uma embarcação norte-americanos.
Sputnik
O movimento xiita Ansar Allah (houthis), que governa o norte do Iêmen, comunicou que seus membros abateram um drone MQ-9 Reaper dos EUA e atacaram um navio Groton no golfo de Áden com mísseis balísticos.
"As forças de defesa aérea das Forças Armadas do Iêmen [houthis] foram capazes de [...] abater um drone americano MQ-9. com um míssil 'terra-ar' caseiro. As forças navais [...] e tropas de mísseis realizaram uma operação militar conjunta na qual atacaram a embarcação Groton no golfo de Áden com mísseis balísticos", disse Yahya Saree, porta-voz militar houthi.
De acordo com ele, o navio foi atingido durante a operação. Saria sublinhou que o navio foi alvejado por violar a proibição de entrar em portos israelenses, anunciada anteriormente pelos houthis, enquanto o drone MQ-9 foi abatido usando um míssil montado pelo próprio movimento.
Ao fundo, petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall atingido por um míssil lançado pelos rebeldes houthis, do Iêmen, em janeiro de 2024
Panorama internacional
Houthis atacam 3 navios nos mares Vermelho e Mediterrâneo
Anteriormente, os houthis abateram drones MQ-9 com sucesso seis vezes, sendo a última vez que um drone desse tipo foi abatido pelos houthis em 29 de maio, nos céus da província de Marib. Em abril a emissora norte-americana CBS revelou, citando dados do Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA, que o custo de cada drone desse tipo é de cerca de US$ 30 milhões (R$ 171,85 milhões).
Logo da emissora Sputnik
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar