Andrew Latham, professor de Relações Internacionais no Macalester College, afirma que o atual líder ucraniano Vladimir Zelensky provou ser um orador talentoso capaz de agitar as emoções, mas "a incursão militar na Rússia marca um afastamento do reino da diplomacia e a entrada no território do erro estratégico".
"A decisão de Zelensky de apostar em um truque publicitário de alto risco é um erro de julgamento trágico que pode ter consequências de longo alcance", escreveu Latham.
O especialista observa que o mundo está observando o que está acontecendo na região de Kursk, mas a verdadeira batalha pelo futuro da Ucrânia continua em outro lugar.
"Essa jogada imprudente, mais parecida com um truque desesperado digno de um ator de segunda categoria do que com um estadista experiente, desvia recursos críticos do campo de batalha principal, oferecendo ganhos estratégicos insignificantes", indica.
Latham acredita que desperdiçar recursos preciosos na região de Kursk é um luxo que a Ucrânia não pode pagar. Ele também escreve que o ataque à "Rússia é um passo na direção errada".
No dia 6 de agosto, as tropas ucranianas lançaram um ataque à região de Kursk, na Rússia, tomando uma série de assentamentos. A ação marcou a agressão mais significativa da Ucrânia contra a Rússia desde fevereiro de 2022.
Comentando o ataque, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia havia realizado outra provocação em larga escala, atirando indiscriminadamente em alvos civis. O inimigo terá uma resposta adequada nas regiões fronteiriças da Rússia, acrescentou Putin.