O Irã tem feito rápido progresso na indústria espacial durante os últimos três anos e atualmente está fabricando cerca de 30 satélites, relatou na quinta-feira (22) a agência iraniana Tasnim.
Segundo disse Hassan Salariyeh, chefe da Agência Espacial do Irã, 12 satélites foram colocados em órbita ou preparados para lançamento desde agosto de 2021, e o ritmo de projeção e fabricação acelerou à medida que a agência espacial estabeleceu projetos conjuntos com o setor privado.
O Centro Espacial Nacional Imam Khomeini, o primeiro local de lançamento fixo de engenhos espaciais do Irã, foi inaugurado em 2017. A instalação abrange todos os estágios das missões espaciais, desde a preparação do satélite até o lançamento, controle e orientação.
Em abril de 2020, o Irã anunciou o lançamento bem-sucedido de seu primeiro satélite militar do local e, em março de 2022, lançou seu segundo satélite militar.
O Irã também está construindo o maior centro espacial do Oriente Médio na cidade portuária de Chabahar, no sudeste do país.