A proposta teria ocorrido durante a visita de Modi a Kiev na semana passada. Zelensky quer que a reunião seja realizada como consequência da conferência sediada pela Suíça em junho, garantindo assim o apoio do Sul Global, informou a Bloomberg.
No entanto, Modi ainda não concordou em sediar a cúpula, em parte devido à insatisfação da Índia com o fato de a Rússia ter sido excluída do processo até agora, de acordo com a agência de notícias.
Em julho, Zelensky disse à mídia francesa que queria ver a Rússia participar da próxima cúpula sobre a Ucrânia, já que a comunidade internacional concordou que sua participação era importante para alcançar "resultados significativos" na resolução do conflito.
O vice-ministro das Relações Exteriores russo, Mikhail Galuzin, disse à Sputnik, comentando a próxima potencial conferência sobre a Ucrânia, que Moscou não aceita ultimatos e não participaria de tais eventos.
A Suíça sediou uma conferência de alto nível sobre a Ucrânia no resort Burgenstock, fora de Lucerna, de 15 a 16 de junho. A Rússia não recebeu um convite, mas mesmo se tivesse, não teria comparecido à conferência, disseram autoridades russas.