Notícias do Brasil

Após 6 anos, Ministério da Justiça volta a demarcar terras indígenas e autoriza 3 territórios

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assinou nesta quinta-feira (5) portarias para o estabelecimento de três terras indígenas. O acordo quebra um ciclo de seis anos sem demarcações autorizadas pela pasta.
Sputnik
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, os territórios demarcados estão localizados no Pará e no Mato Grosso. Juntas, as áreas representam mais de 1 milhão de hectares.
A iniciativa beneficia cerca de 1.250 indígenas de seis etnias — Borari, Arapium, Jaraqui, Tapajó, Apiaká, Munduruku — e de povos isolados.
A última vez que uma demarcação ocorreu por meio da pasta foi no fim do governo Michel Temer (MDB), em 2018.
Notícias do Brasil
Ameaças mantêm retomada indígena sob tensão no MS: 'Pode resultar em conflito a qualquer momento'
Lideranças indígenas estiveram em Brasília e participaram da cerimônia de assinatura do documento. "Hoje damos um passo definitivo de legitimidade e justiça dessas terras. Daqui para frente, não tem nenhuma discussão", declarou Lewandowski.
Os três territórios demarcados não se inserem nos casos sob contestação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que julga o marco temporal das terras indígenas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar