O que falar sobre a Amazônia?
"É onde existe floresta, mas não as mesmas características e capacidade de absorção de carbono, evapotranspiração. A mata está de pé, não teve uma retirada completa, mas sofreu grandes alterações [provocadas pelos humanos] ao longo do tempo […]. E agora, com esses eventos climáticos, isso fica muito mais perceptível. Quem mora na região convive com estações de chuva mais intensas, enquanto o período de seca é muito mais intenso", conta.
O que o garimpo causa na Amazônia?
"Se você olhar o mapa do garimpo hoje, há grandes impactos nas terras indígenas Yanomami e Kayapó. Precisamos de uma ação coordenada entre os governos federal e estaduais para um efetivo combate ao garimpo […]. Outro ponto é a extração de madeira ilegal, comercializada não só no Brasil. Essas atividades são extremamente desafiadoras para a conservação do bioma", afirma.
Facções criminosas também avançam na região
"A presença do narcotráfico na Amazônia tem trazido um conjunto de desafios para as comunidades locais, principalmente por conta da insegurança dentro desses territórios. Precisamos ter ações efetivas de comando e controle que sejam políticas de governo", resume o especialista, que ressalta a importância de conciliar o ativo florestal com atividades econômicas sustentáveis que gerem renda para a população. Isso inclusive desestimula a atuação dessas organizações criminosas.