"A filosofia do BRICS é baseada nas tradições de diálogo igualitário, abertura e consenso, respeito pelo caminho de desenvolvimento escolhido pelos Estados e consideração pelos interesses uns dos outros", disse a representante oficial do MRE russo, Maria Zakharova.
A representante afirmou, também, que o bloco não tem interesse em criar divisões, mas promover sinergia entre as diferentes civilizações em busca de mitigar problemas atuais semelhantes.
Zakharova lembrou que os países do bloco compartilham de visões similares em relação ao mundo moderno, sobretudo no que diz respeito à multipolaridade como base para o desenvolvimento sustentável, comprometimento com o papel central de coordenação das Nações Unidas, além de princípios e padrões do direito internacional.
No encontro que reúne, em Moscou, chefes das principais entidades de mídia do BRICS, a representante oficial do MRE da Rússia chamou a atenção para as sanções dos EUA contra veículos da mídia russa, criticou o ataque à liberdade de expressão e declarou apoio aos jornalistas russos.
"Jornalistas russos foram submetidos à agressão dos Estados Unidos. Isso não é um acidente, não é um erro, é uma cadeia de ações planejadas às quais nossos jornalistas – Rossiya Segodnya, RT, Sputnik (até mesmo os convidados de suas transmissões!) – têm sido submetidos ano após ano ao longo de vários anos."
'BRICS está gradualmente se tornando um centro de atração para o Sul Global'
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, também discursou durante a abertura do evento e falou sobre como o bloco tem se tornado atrativo, o que expressa os interesses da maioria das nações do globo.
"À medida que novos estados se juntam ao BRICS, uma das prioridades incondicionais do trabalho coletivo é consolidar a parceria dentro do bloco. [...] Nossos esforços estão, sem dúvida, focados em promover condições favoráveis para o desenvolvimento progressivo da Rússia e de outras nações do BRICS", disse Ryabkov.
A importância da mídia também foi ressaltada pelo vice-ministro do MRE russo, que desejou que a mídia contribua e tenha sucesso na cobertura da Cúpula do BRICS, que será realizada em outubro em Kazan, na Rússia.