Panorama internacional

Mídia: Brasil e China convidaram 19 países do Sul Global para discutir paz na Ucrânia em Nova York

Expectativa é que a reunião aconteça na próxima sexta-feira (27), após a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Brasil e China lideram iniciativa do Sul Global para proposta de paz na Ucrânia, em reação à cúpula promovida pelo Ocidente sem participação da Rússia.
Sputnik
O jornal Folha de S. Paulo divulgou nesta sexta-feira (20) a lista de países que foram convidados por Brasil e China para discutir a paz na Ucrânia, todos do Sul Global. Neste primeiro momento, Moscou e Kiev ainda não foram convidadas, conforme a publicação.
As diplomacias brasileira e chinesa já divulgaram anteriormente propostas elaboradas em conjunto para solucionar a crise ucraniana, em reação à cúpula de paz realizada na Suíça neste ano sem participação russa. O documento foi assinado em maio pelo assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, e pelo ministro das Relações Exteriores da China.
De acordo com a reportagem, os primeiros nomes da lista reúnem as nações mais envolvidas no processo: África do Sul, Arábia Saudita, Egito e Indonésia. Também foram convidados Emirados Árabes Unidos, Tailândia, Vietnã, Etiópia, Nigéria, Senegal, Bolívia, Colômbia, México, Argélia, Cazaquistão, Malásia, Quênia e Azerbaijão.
Entre os pontos defendidos por Brasil e China estão a realização de uma conferência internacional de paz com Rússia e Ucrânia, que teriam participação igualitária. Vladimir Zelensky já rejeitou todas as sugestões, as quais chamou de destrutivas.
Panorama internacional
Análise: Brasil e China apostam no pragmatismo para trazer paz à Ucrânia, mas Zelensky é obstáculo

Lula conversou com Putin nesta semana

Na última quarta-feira (18), os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Vladimir Putin conversaram por telefone. Durante a sessão plenária do 4º Fórum Feminino Euroasiático e 1º Fórum Feminino do BRICS, Putin citou que um dos pontos da conversa foi a necessidade de estabelecer laços de cooperação dentro do grupo em agendas e pautas de interesse de ambos os Estados e para as mulheres.
"Muitas iniciativas concretas foram lançadas nos fóruns anteriores, incluindo o fortalecimento da cooperação dentro do BRICS da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico e W20. Agora nós, por falar nisso, acabamos de discutir todas essas coisas com o presidente brasileiro", declarou o presidente russo na data.
Panorama internacional
Reunião cancelada por Zelensky com países latino-americanos é reflexo da falta de apoio a Kiev
O planalto confirmou o recebimento do telefonema, acrescentando que Vladimir Putin manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais que assolam o país.
Durante o telefonema, os dois presidentes conversaram sobre a reunião e os temas que serão debatidos na cúpula do BRICS, no mês de outubro, em Kazan, na Rússia, e as relações bilaterais entre os dois países. Para além disso, também falaram sobre proposta de paz do Brasil e da China para o conflito entre Rússia e Ucrânia na expectativa de que os diálogos possam avançar.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Comentar