Notícias do Brasil

X cumpre ordem do STF e indica nova representante legal no Brasil

Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) durante os julgamentos das ações contra participantes dos atos do 8 de Janeiro. Brasília (DF), 13 de setembro de 2023
Na noite desta sexta-feira (20), o X (antigo Twitter), nomeou a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição para ser a representante legal da plataforma no Brasil. A escolha de um representante é um dos critérios para rede social voltar a operar no país.
Sputnik
Villa Nova Conceição já atuou na rede social do bilionário Elon Musk, relata a Reuters. Na segunda quinzena de agosto, Musk fechou o escritório do X no Brasil e levou o Supremo Tribunal Federal (STF) a suspender a plataforma no país.
A lei brasileira exige que empresas estrangeiras nomeiem um representante legal para operar em seu território. O representante assumiria as responsabilidades legais da empresa localmente. O X tinha até as 21h29 de ontem (20) para indicar uma pessoa.
A medida ocorreu após uma disputa de meses entre Musk e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, sobre o descumprimento, pela plataforma, de ordens judiciais que exigiam medidas do X contra a disseminação de discurso de ódio.
Na quinta-feira (19), André Zonaro e Sergio Rosenthal, que foram recentemente admitidos como advogados do X no Brasil, disseram que o escritório estava começando a cumprir ordens de remoção de conteúdo.
Elon Musk chega à cerimônia do 10º Prêmio Breakthrough, no Museu da Academia de Cinema (AMMP, na sigla em inglês), em Los Angeles. Califórnia, EUA, 13 de abril de 2024
Notícias do Brasil
Intelectuais de diferentes países divulgam carta contra Elon Musk e em defesa do Brasil
Procurado, o STF ainda não confirmou se o X indicou uma representante legal, mas, mesmo que todas as exigências sejam atendidas, o fim da suspensão não será automático, diz o portal G1.
Para a plataforma voltar ao ar, será necessária uma nova decisão do Supremo nesse sentido. Isso só deve acontecer no início da próxima semana.
Ao longo da semana, a rede social articulou dois movimentos distintos em relação ao Brasil: tentou burlar o bloqueio do site ao migrar seus servidores para um novo IP – o que permitiu temporariamente a usuários entrarem em suas contas – e ao mesmo tempo, sinalizou, com a indicação da representante legal, que passaria a cumprir as ordens do STF.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar