A viagem ocorre poucos dias após seu retorno dos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da ONU em Nova York. A previsão de chegada no México é por volta das 21h (horário de Brasília).
A cerimônia de posse de Sheinbaum está marcada para o dia 1º de outubro. Ela, que é aliada do atual presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, tem 61 anos e foi eleita com cerca de 60% dos votos, tornando-se a primeira mulher a liderar o México.
Antes da posse, na segunda-feira (30), Lula participará de um fórum empresarial e terá encontros bilaterais com López Obrador, que deixará o cargo, e com sua sucessora.
Esta será a terceira visita oficial de Lula ao México como presidente, tendo feito viagens ao país durante seus dois primeiros mandatos, em 2003 e 2007.
Comércio
Em 2023, o comércio bilateral entre Brasil e México atingiu US$ 14,1 bilhões, o maior valor da história e um aumento de 14% em relação ao ano anterior. O México se destacou como o quinto principal destino das exportações brasileiras em 2023, segundo dados da Apex Brasil.