"Nas próximas semanas, abriremos finalmente a base do escudo antimísseis em Redzikowo, perto de Slupsk. Esta é a base que concordamos com os Estados Unidos. Durante as negociações, assegurei que esses mísseis também pudessem abater mísseis russos voando em direção à Polônia, e não apenas mísseis iranianos voando em direção aos Estados Unidos", disse Sikorski.
Ele disse que Washington mudou o conceito e que a base será inaugurada em breve.
A base de defesa antimísseis americana em Redzikowo, localizada a 165 quilômetros (103 milhas) da fronteira russa, consiste em um radar AN/SPY-1, lançadores Mk 41 VLS e mísseis antibalísticos SM-3 (Standard Missile-3).
Em maio, o Pentágono relatou a conclusão de um contrato entre o Departamento de Defesa dos EUA e a empresa de indústria de defesa americana Northrop Grumman por US$ 49 milhões (cerca de R$ 250 milhões) para criar um sistema de controle de combate integrado para defesa aérea e de mísseis para a Polônia.
Ao mesmo tempo, os EUA relataram regularmente que o sistema de defesa de mísseis que está sendo implantado na Polônia não é direcionado contra a Rússia, mas supostamente destinado à proteção contra mísseis iranianos.