Em 2023, Ancara informou que estava em negociações com Londres e Madri para comprar Eurofighter Typhoons, embora a Alemanha tenha se oposto à ideia. Desde então, a Turquia tem reclamado da falta de progresso na questão e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, neste sábado (19), aludiu à relutância de Berlim até agora.
"Queremos deixar para trás algumas das dificuldades enfrentadas no passado no fornecimento de produtos da indústria de defesa e desenvolver nossa cooperação", disse Erdogan aos repórteres.
Scholz respondeu que "é algo que continuará a se desenvolver, mas agora está sendo impulsionado a partir de lá [Londres]", disse o chanceler quando questionado sobre possíveis avanços na questão em uma entrevista coletiva em Istambul com Erdogan.
O governo britânico não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o assunto, segundo a Reuters.
Na quinta-feira (17), uma autoridade do Ministério da Defesa turco disse que Ancara estava articulando um trabalho técnico com o objetivo de acelerar o plano de compra dos caças.
Os caças Eurofighter Typhoon são construídos por um consórcio formado por Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha, representados pelas empresas Airbus, Sistemas BAE e Leonardo.