Panorama internacional

Ucrânia acusa Guterres da ONU de 'priorizar' Cúpula do BRICS em detrimento da cúpula na Suíça

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia criticou o secretário-geral da ONU, António Guterres, na segunda-feira (21), ao criticar sua aparente aceitação de um convite feito por Moscou para a Cúpula do BRICS em Kazan.
Sputnik
A chancelaria ucraniana também apontou que, anteriormente, Guterres se manteve longe da chamada cúpula de paz sobre o conflito no Leste Europeu realizada na Suíça.

"O secretário-geral da ONU recusou o convite da Ucrânia para a primeira Cúpula Global da Paz na Suíça. Ele, no entanto, aceitou o convite para Kazan do criminoso de guerra Putin. Esta é uma escolha errada que não avança a causa da paz. Só prejudica a reputação da ONU", disse o ministério, segundo a Reuters.

Na segunda-feira (22), o porta-voz adjunto das Nações Unidas, Farham Haq, quando questionado se Guterres compareceria, disse: "Anúncios sobre suas viagens futuras serão feitos mais tarde."
No início do mês, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que Guterres havia dito ao chanceler Sergei Lavrov, na Assembleia Geral da ONU, que pretendia ir à cúpula Kazan.
Panorama internacional
Mais de 100 países assinam apoio a Guterres após Israel declará-lo 'persona non grata'
De acordo com especialista Tiago André Lopes, ouvido pela CNN Portugal, é "normal" que António Guterres esteja presente na Cúpula do BRICS, já que tem estado em todos os "eventos multilaterais".
O secretário-geral tem sofrido uma série de ataques recentemente. No começo do mês, Israel o considerou "persona non grata" e o proibiu de entrar no país, alegando que Guterres não condenou o "ataque" do Irã com mísseis, ação iraniana feita em retaliação a mortes de lideranças islâmicas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar