Panorama internacional

'Alternativa para fazer diferente': Arce elogia trabalho do BRICS (VÍDEOS)

Para a Bolívia, é uma honra participar de um evento de tal magnitude, disse o presidente boliviano, Luis Arce, à Sputnik, referindo-se à 16ª Cúpula do BRICS, na cidade russa de Kazan.
Sputnik
Arce destacou que os países-membros do BRICS têm a oportunidade de falar, de ser ouvidos e de apresentar suas sugestões sobre para onde devem ir, mostrando ao mundo que é possível fazer as coisas de forma mais justa e equitativa.

"É importante consolidar e mostrar para todo o planeta que existe uma alternativa, que não existe apenas um caminho, mas que existe uma alternativa para podermos fazer as coisas de forma diferente, mais justa, mais equitativa, com maiores oportunidades, especialmente para os países que nunca tiveram a oportunidade de ser ouvidos", declarou o presidente.

O chefe do Executivo boliviano classificou o arranjo como "altamente positivo", enfatizando se tratar de "um dia histórico".
"Este bloco vai se consolidar como tal ao admitir novos membros, novos parceiros, novos países que vão dar impulso a essa iniciativa que os países fundadores do BRICS tiveram", afirmou.
Sobre a participação da Bolívia na cúpula, Arce ressaltou que se sente honrado por participar de um evento desta magnitude.

"Também nos sentimos parte [do evento] e queremos seguir contribuindo para […] dar continuidade a um bloco que […] está enfrentando as mudanças que existem no mundo, no planeta, neste momento", acrescentou.

Panorama internacional
Vladimir Putin, presidente da Rússia, fala com a imprensa sobre resultados da Cúpula do BRICS
Alguns países espalharam rumores de que a Rússia está supostamente isolada devido às sanções impostas após o início da operação militar especial na Ucrânia. Nesse sentido, Arce sublinhou que a Rússia, tal como o BRICS, não está sozinha.

"Acho que o mais resgatável é que, a pedido dos países do BRICS, viemos aqui [para participar da cúpula], apenas demonstrando que a Rússia não está sozinha, que o BRICS não está sozinho, mas que há muito mais países que querem fazer parte, que querem aderir, que querem ser envolvidos na formação do nosso novo bloco", explicou o presidente.

Ao final, Arce voltou a destacar que a realidade mostrará que a Rússia não está sozinha.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar