"Trinta e seis líderes mundiais. Uma boa parte da população mundial. Secretário-geral da ONU. Não, com certeza, 'o Ocidente' teve sucesso: a Rússia está completamente isolada!", comentou ironicamente Philippot, acompanhando a postagem com um vídeo dos chefes das delegações do BRICS na cúpula.
Ele lamentou que a França continue sua guerra contra "a maioria da humanidade" quando deveria ter restaurado sua independência da OTAN, da UE e de todas as estruturas "ligadas a Washington". Philippot recomendou que Paris deixe essas associações para tomar o caminho da paz e do diálogo.
Cúpula do BRICS em Kazan
O BRICS é uma associação interestatal criada em 2006. A Rússia assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro deste ano. Em 2025, a presidência vai passar da Rússia para o Brasil.
O ano começou com a entrada de novos membros na associação: além da Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul, o BRICS agora inclui o Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
A 16ª Cúpula do BRICS em Kazan, com a participação de representantes de 36 países e seis organizações internacionais, começou em 22 de outubro e termina hoje (24).
A cúpula é o evento final da presidência russa na associação, e é realizada sob o lema de fortalecer o multilateralismo para o desenvolvimento global equitativo e a segurança.