- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin chama Estados-membros soberanos do BRICS de países com o mesmo pensamento

© Sputnik / Aleksei DanichevPresidente russo Vladimir Putin durante uma reunião em formato restrito com líderes do BRICS na 16ª Cúpula do BRICS em Kazan.
Presidente russo Vladimir Putin durante uma reunião em formato restrito com líderes do BRICS na 16ª Cúpula do BRICS em Kazan. - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2024
Nos siga no
O presidente russo, Vladimir Putin, falando em uma reunião da 16ª Cúpula do BRICS em Kazan em formato restrito, declarou que há uma mudança radical no mundo multipolar e chamou os Estados-membros soberanos do BRICS de países que compartilham mesmo pensamento.
O líder russo observou que todos os Estados-membros do BRICS defendem a igualdade, a boa vizinhança e o respeito mútuo, o estabelecimento de altos ideais de amizade e harmonia, a prosperidade e o bem-estar universais.
Segundo Putin, os países do BRICS contribuem para uma influência positiva à segurança global e para a resolução dos problemas agudos mundiais.

"Seria justo dizer que o BRICS inclui países soberanos e com ideias semelhantes, representando diferentes continentes, modelos de desenvolvimento, religiões, civilizações e culturas distintas", disse.

Bandeiras da Rússia e Brasil, lado a lado. - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2024
Panorama internacional
Lula e Putin têm conversa telefônica, informa Palácio do Planalto
A estratégia do BRICS, de atender às necessidades da maior parte da comunidade mundial, é importante no momento atual em que "o mundo está passando por mudanças realmente dramáticas", destacou o presidente russo.
E a vantagem do BRICS, neste contexto, é o enorme potencial político, econômico, científico e demográfico dos países-participantes.
Putin disse que, durante sua presidência do BRICS, a Rússia tem como objetivo consolidar o prestígio da associação no cenário mundial.

"Temos nos esforçado para fortalecer o prestígio do BRICS, para aumentar seu papel nos assuntos mundiais e para tratar de questões globais e regionais urgentes", afirmou.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, é recebido no aeroporto de Kazan para participar na 16ª Cúpula do BRICS, na Rússia, em 21 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2024
Panorama internacional
Brasil seguirá linha da presidência russa no BRICS em 2025, diz Vieira à Sputnik
Ele indicou que muito está sendo feito para garantir a integração tranquila e mais completa possível dos novos países participantes no trabalho da associação.
Aqui, o presidente Putin expressou a ideia de formar uma lista de países parceiros do BRICS, um assunto que já foi discutido na cúpula do BRICS em Joanesburgo, e a fixar na declaração final da cúpula de Kazan.

"Não há dúvida de que seria errado ignorar o interesse sem precedentes dos países do Sul e do Leste Global em fortalecer os contatos com o BRICS. Mais de 30 países já expressaram esse desejo de uma forma ou de outra. Ao mesmo tempo, é necessário encontrar um equilíbrio e evitar que o BRICS reduza sua eficácia", ressaltou.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o presidente venezuelano, Nicolas Maduro (à direita), durante uma reunião no Palácio Miraflores, em Caracas - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2024
Panorama internacional
Maduro chega à Rússia para participar da cúpula do BRICS (FOTO, VÍDEO)

Cúpula como culminação da presidência russa no BRICS

O BRICS é uma associação interestatal criada em 2006. A Rússia assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro de 2024. Em 2025, a presidência vai passar da Rússia para o Brasil.
O ano começou com a entrada de novos membros na associação: além da Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul, o BRICS agora inclui o Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
A 16ª Cúpula do BRICS em Kazan, com a participação de representantes de 36 países e seis organizações internacionais, iniciou em 22 de outubro.
A cúpula é o evento final da presidência russa na associação, e é realizada sob o lema de fortalecer o multilateralismo para o desenvolvimento global equitativo e a segurança.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала