Os fabricantes do gigante asiático ultrapassaram o total de 2023 em 4,3% sete semanas antes do final de 2024, tendo ultrapassado a marca dos dez milhões de VEs em meados de novembro e, segundo representantes da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA, na sigla em inglês), esta "revolução chinesa de veículos elétricos" vai continuar.
Para efeito de comparação, o maior vendedor de VEs da China – BYD Company Ltd. – registrou um aumento de receita de 24% no terceiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, enquanto os lucros da rival norte-americana Tesla aumentaram apenas 8%, destaca a mídia.
Em julho, as vendas dos chamados veículos de novas energias — automóveis que funcionam total ou predominantemente com energias alternativas que não os combustíveis fósseis – na China ultrapassaram pela primeira vez as dos automóveis convencionais e representam agora mais de metade de todas as unidades vendidas no mês.
De acordo com a CPCA, os VEs puros e os híbridos plug-in vão representar 65% das vendas globais no primeiro semestre de 2024, enquanto os especialistas apontam que a produção e venda de VEs na China poderá atingir 12 milhões de unidades já em 2024, relata South China Morning Post.
O boom ocorre em meio a barreiras comerciais na forma de tarifas mais altas impostas aos produtos chineses nos Estados Unidos e na União Europeia (UE), por medo de competir com carros elétricos mais baratos da China, alguns dos quais, como observa Oiplrice, "custam menos do que uma bicicleta elétrica".
Assim, no mês de setembro, Washington aprovou a imposição de uma tarifa de 100% sobre os VEs chineses; um imposto de 25% sobre baterias de íons de lítio para VEs e um imposto de 50% sobre células solares fotovoltaicas. Uma tarifa de 50% sobre semicondutores fabricados na China entrará em vigor em 2025.
Por sua vez, Bruxelas também optou por impor tarifas adicionais entre 17% e 35,3% sobre os VEs fabricados na China, motivando a sua decisão como uma resposta aos alegados subsídios de Pequim aos seus fabricantes de automóveis, uma decisão que as autoridades chinesas descreveram como "puro protecionismo" e um passo em direção a uma guerra comercial total.
No entanto, alguns analistas sustentam que a China fez tantos progressos no desenvolvimento do setor que mesmo essas tarifas são incapazes de abrandar o crescimento da indústria chinesa de automóveis elétricos.
"Os fabricantes chineses são tão eficientes, tão à frente dos outros, que não creio que tarifas como esta irão afetar muito os preços [dos veículos elétricos chineses] aqui [no mercado europeu]. Eles continuarão a ser mais competitivos do que os seus homólogos da UE", concluiu o estrategista-chefe de investimentos da KraneShares, Anthony Sassine.