"Estamos em negociações contínuas com a China sobre veículos elétricos. Estamos perto de uma decisão com a China para cancelar as tarifas. Estamos próximos de um acordo: a China pode se comprometer a oferecer veículos elétricos na UE pelo menos a um preço mínimo. Isso resolveria o problema da distorção da concorrência por meio de subsídios desleais, que foi a razão pela qual as tarifas foram inicialmente introduzidas", disse Lange à mídia alemã.
O presidente da comissão também afirmou que não compartilha das preocupações da Alemanha sobre possíveis medidas retaliatórias da China.
A Comissão Europeia aprovou, no final de outubro, tarifas adicionais de até 35,3% sobre as importações de carros elétricos da China e deu como justificativa os subsídios desleais chineses.
A China advertiu que essa medida poderia provocar uma guerra comercial e respondeu impondo medidas provisórias contra as importações de conhaque do bloco.
Novas tarifas de importação de veículos chineses
Segundo o bloco, as tarifas para os carros da marca BYD ficaram em 17% e os da Geely, em 18,8%, enquanto a SAIC terá uma taxa de 35,3%. Os veículos de outras empresas que cooperarem com a Comissão Europeia estarão sujeitos a uma tarifa de 20,7%, e aos carros das demais companhias será aplicada a tarifa de 35,3%.
Ao mesmo tempo, o imposto sobre os carros da empresa norte-americana Tesla será de 7,8%.