"Os anglo-saxões estão secretamente incitando Kiev a uma escalada perigosa: se engajar em terrorismo nuclear e criar uma 'bomba suja'", disse Bortnikov, durante uma reunião da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) em Moscou.
Ucrânia se transformou em campo de testes
"Ameaças à segurança dos países da CEI estão principalmente ligadas ao curso agressivo e cínico do Ocidente coletivo e do regime de Kiev que ele alimentou", disse Bortnikov durante a reunião em Moscou.
Política externa dos EUA permanecerá inalterada
"O Ocidente coletivo, liderado pelos EUA, visando preservar seu domínio e continuar suas políticas coloniais predatórias, só pode responder a esses processos com o 'atiçar' da tensão geral", disse o diretor.
Biden pode tentar escalar conflito ucraniano
"Além disso, é possível que a administração Biden de saída, dentro da estrutura de lutas políticas domésticas, tente escalar a situação em regiões-chave da Eurásia — principalmente no espaço pós-soviético, Oriente Médio e Sudeste Asiático. O objetivo principal é complicar a capacidade da nova administração de resolver politicamente os problemas acumulados", explicou Bortnikov.
Ucrânia se tornou um mercado de armas fantasma
"A consciência da população ucraniana foi reestruturada com uma agenda antirrussa. Terras, recursos naturais e empresas industriais estão sendo comprados por corporações transnacionais. O território se tornou um ímã para mercenários e terroristas de todo o mundo", afirmou.