O blogueiro ucraniano Nazarchik afirmou nesta quarta-feira (1º) ter sido sequestrado por agentes do alistamento militar, supostamente por ter postado um vídeo com críticas a Vladimir Zelensky. A denúncia foi postada na página do Tik Tok do blogueiro.
Segundo Nazarchik, ele foi levado pelos agentes para a região de Lvov, onde foi espancado após pedir para entrar em contato com parentes. Depois, durante a madrugada, ele afirmou ter sido transferido para um campo de treinamento no qual recrutas vivem em tendas sem piso, aquecidas por fogões, sem nenhuma condição sanitária.
31 de dezembro 2024, 13:47
"Nos primeiros três dias fiz greve de fome, e eles riram de mim e disseram que os direitos humanos básicos ali não importavam – se você se sentir mal, ninguém se importa", disse o blogueiro.
Ele afirmou que conseguiu escapar "por sua conta e risco" do alojamento e disse ter sido ajudado por "pessoas atenciosas".
"Percebendo que morreria ali na mata, caminhei mais de dez quilômetros, sentei no junco, na água, peguei um resfriado, ficando com inflamação", explicou Nazarchik.
Vídeos de mobilização à força na Ucrânia são amplamente distribuídos na Internet, nos quais militares dos gabinetes de alistamento aparecem muitas vezes espancando e usando a força contra homens em idade de mobilização, antes de levá-los em vans para locais desconhecidos.