"Embora seja muito mais cerimonial, essa dependência limita bastante a autonomia do governo e das Casas legislativas, além de incomodar, sobretudo, a vontade popular. A realização da soberania se vê muito amarrada pela existência desse entulho, esse penduricalho que é totalmente anacrônico e sobrevive desde 1962", analisa.
"Isso tanto no plano cultural quanto no econômico e no político […]. Inclusive um dos grandes expoentes do movimento é uma personalidade nacional marcante, que é o cantor e compositor Bob Marley."
Ano eleitoral pode agilizar destituição do monarca britânico
Como está a Jamaica atualmente?
"A Jamaica tem uma economia forte na região do Caribe e um IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] até elevado para um país em desenvolvimento, porém existem esses bolsões de pobreza, principalmente nas áreas urbanas, que também convivem com uma maior favelização. São problemas de países que adotaram esse modelo de desinvestimento e desestatização que acabaram, de certa forma, vendo alguns índices sociais caindo", declara.
Jamaica: país com a cara do Sul Global
"A Jamaica participa de diversas organizações internacionais, não só a Commonwealth [que surgiu ainda no Império Britânico e hoje funciona como um elo entre as ex-colônias]. Faz parte da ONU [Organização das Nações Unidas], do FMI [Fundo Monetário Internacional], mas tem uma agenda externa muito mais voltada para o Sul Global e a busca de desenvolvimento", finaliza.