China descobre enorme depósito de 1,15 milhão de toneladas de terras raras

O Serviço Geológico do Ministério de Recursos Naturais da China informou sobre a descoberta recente de um depósito de recursos naturais de mais de um milhão de toneladas, afirmando consolidar suas posições na produção de elementos de terras raras.
Sputnik
A notícia, citada pelo jornal South China Morning Post, chega em um momento de tensões crescentes sobre produtos de alta tecnologia chineses como veículos elétricos, turbinas eólicas e sistemas de defesa de ponta.
O depósito de terras raras "extremamente grande" foi encontrado na província de Yunnan, no sudoeste da China.

"Possui recursos potenciais de 1,15 milhão de toneladas, incluindo mais de 470.000 toneladas de elementos-chave de terras raras, como praseodímio e neodímio", diz o artigo citando o Serviço Geológico chinês.

Panorama internacional
Recursos raros alimentam competição e podem determinar novas zonas de conflitos globais
A descoberta, segundo o jornal, é um dos resultados de uma iniciativa do governo chinês lançada em janeiro de 2023 para localizar recursos de importância estratégica, incluindo lítio, hélio e terras raras.
O artigo também cita os dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos, segundo os quais a China é o maior produtor de elementos de terras raras do mundo, com 44 milhões de toneladas de depósitos.

"A descoberta é altamente significativa para fortalecer a vantagem da China em recursos de terras raras, melhorar a cadeia do setor de terras raras e consolidar ainda mais o domínio estratégico da China em recursos médios e pesados de terras raras", disse o Serviço Geológico chinês na rede social WeChat.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar