O relatório do Ministério dos Transportes do Cazaquistão publicou fragmentos da conversa entre a equipe de voo e os controladores do Centro Regional do Sistema Unificado de Gerenciamento de Tráfego Aéreo de Rostov-no-Don.
"Quinze minutos de regime de restrições de espaço aéreo de Grozny […]", disseram os controladores segundo o documento.
Segundo a pasta, o relatório ainda está em estágio preliminar e as informações podem ser esclarecidas e complementadas. O relatório final será preparado após a conclusão do trabalho.
É notado ainda que os danos são condizentes com a penetração de objetos externos na estrutura do avião e que a maior parte das avarias está nas aletas e nos estabilizadores.
A comissão de investigação continuará a conduzir um exame detalhado, afirmou o ministério, ressaltando que, apesar dos componentes danificados, a caixa-preta está operacional e os dados foram recuperados sem problemas.
Uma aeronave Embraer 190 da Azerbaijan Airlines (AZAL) voando de Baku para Grozny caiu na manhã de 25 de dezembro de 2024 perto da cidade de Aktau, no oeste do Cazaquistão.
Enquanto o avião se preparava para pousar, ataques terroristas ucranianos com drones kamikaze atingiram a infraestrutura civil de Grozny, na república da Chechênia, e Vladikavkaz, na república da Ossétia do Norte, e as defesas aéreas russas estavam repelindo esses ataques.
De acordo com a companhia aérea, havia 62 passageiros e cinco tripulantes a bordo. Segundo o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão, 29 pessoas sobreviveram.