"As ameaças tarifárias dos EUA sobre produtos brasileiros devem ser motivo de preocupação para todo o Mercosul, já que este é o maior e mais influente membro do bloco e qualquer medida que afete sua economia pode ter repercussões em toda a região", disse o economista argentino Miguel Ponce em entrevista à Sputnik.
"Do ponto de vista pragmático, o melhor para os outros membros é deixar o Brasil resolver seu problema com os EUA, porque é o país que mais tem comércio com o país norte-americano e o que será mais afetado", aconselhou o consultor.
Brasil pode exportar para os EUA pelo Mercosul?
"É possível que, à medida que os EUA comecem a aplicar tarifas a alguns países e não a outros, uma solicitação de certificado de origem possa começar a ser associada a isso", explicou.
Ponce acredita que algumas empresas brasileiras podem decidir se mudar para outros países do bloco, em busca de melhores condições para exportar para os EUA. "As empresas poderiam ir para Argentina, Paraguai ou Uruguai, onde os custos de exportação são melhores, e esses países poderiam se beneficiar, desde que conseguissem atrair empresas", disse ele.