Operação militar especial russa

Exército russo liberta povoado de Zarya na república de Donetsk, relata Defesa da Rússia

Neste domingo (8), de acordo com comunicado do Ministério da Defesa da Rússia, as Forças Armadas da Ucrânia perderam mais de 1.200 soldados e equipamentos militares, nas últimas 24 horas. Ainda segundo o comunicado, as forças russas assumiram o controle do povoado de Zarya e as forças antiaéreas abateram drones dentro e fora da zona de combates.
Sputnik
De acordo com comunicado do Ministério da Defesa da Rússia, as Forças Armadas russas assumiram o controle do povoado de Zarya, na República Popular de Donetsk (RPD).

"Como resultado de ações ativas e decisivas, unidades do agrupamento de tropas Yug [Sul] libertaram o povoado de Zarya, na República Popular de Donetsk", afirmou o ministério em comunicado.

O comandante do destacamento Shtorm do 10º Regimento de Tanques da Guarda do agrupamento Yug (Sul), com o codinome Iskander, disse à Sputink que, durante o processo de libertação do povoado, as forças russas eliminaram combatentes do batalhão Azov (proibido na Rússia por atividade terrorista) e mercenários estrangeiros.
"O povoado de Zarya foi bem fortificado. Também temos divisas de Azov entre nossos troféus. Os mercenários, a julgar por seus rostos, também estão lá [entre as tropas de Kiev eliminadas]", disse Iskander.
Ainda segundo o comunicado do Ministério da Defesa da Rússia, nas últimas 24 horas, os sistemas de defesa aérea russos derrubaram 131 drones ucranianos, incluindo 73 fora da zona da operação militar especial.

"Os sistemas de defesa aérea abateram 131 veículos aéreos não tripulados [VANT] do tipo aeronave, incluindo 73 fora da zona da operação militar especial", afirmou o ministério.

O ministério acrescentou que o Exército russo realizou ataques a uma unidade de produção e armazenamento de drones, um centro de treinamento para operadores de VANTs, depósitos de munição e locais temporários de implantação de unidades das Forças Armadas ucranianas e mercenários estrangeiros em 139 áreas.
O agrupamento de forças russo Tsentr (Centro) eliminou até 530 soldados ucranianos nas últimas 24 horas, alcançou a fronteira oeste da República Popular de Donetsk (RPD) e continua avançando em sua ofensiva, informou o Ministério da Defesa.

"O inimigo perdeu até 530 soldados, um veículo de combate de infantaria, um veículo blindado de transporte de pessoal M113 de fabricação norte-americana, sete veículos blindados de combate, quatro carros e dez peças de artilharia, incluindo uma peça de artilharia autopropulsada Paladin 155 mm de fabricação norte-americana e uma peça de artilharia autopropulsada Caesar 155 mm de fabricação francesa. Um depósito de munição também foi destruído", afirmou o ministério.

Ainda segundo o comunicado, o agrupamento de forças Sever (Norte) eliminou até 150 soldados ucranianos, seis carros e quatro peças de artilharia de campanha, uma estação de guerra eletrônica e um depósito de munição.
Operação militar especial russa
Rússia lança ataques contra empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia e oficinas de montagem de drones
Em paralelo, Kiev perdeu mais de 185 militares, além de oito peças de artilharia de campanha, incluindo uma montagem de artilharia autopropulsada Paladin e um obus M198 de fabricação norte-americana, em batalhas com o grupo de forças Vostok (Leste).
O agrupamento Yug (Sul) eliminou mais de 170 soldados ucranianos, cinco viaturas e cinco peças de artilharia de campanha, enquanto o agrupamento de batalha russo Dnepr eliminou até 95 soldados ucranianos, um veículo blindado Iveco de fabricação italiana, um canhão autopropulsado Krab de 155 mm de fabricação polonesa, um lançador múltiplo de foguetes Himars de fabricação norte-americana, uma estação de contrabateria AN/TPQ-36 de fabricação norte-americana e uma estação de radar RADA RPS-82 de fabricação israelense, além de cinco estações de guerra eletrônica e um depósito de munições, informou o ministério.
Para além disso, o agrupamento de forças Zapad (Oeste) da Rússia eliminou até 230 soldados ucranianos, um veículo de combate de infantaria, um veículo blindado de transporte de pessoal M113 de fabricação norte-americana, um veículo blindado de combate cossaco, nove picapes e uma peça de artilharia, cinco estações de guerra eletrônica Quertus e três depósitos de munição, disse o ministério.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos:
663 aeronaves;
283 helicópteros;
62.255 veículos aéreos não tripulados;
610 sistemas de mísseis antiaéreos;
23.816 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.571 lançadores múltiplos de foguetes;
25.880 artilharias de campo e morteiros;
36.629 unidades de veículos militares especiais motorizados.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar