Notícias do Brasil

Somos um banco feito pelo Sul Global, para o Sul Global, diz Dilma em reunião do NBD

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), popularmente chamado de Banco do BRICS, é uma instituição financeira feita por países do Sul Global, para países do Sul Global, que tem entre os princípios a igualdade entre os membros.
Sputnik
É o que afirmou neste sábado (5) a presidente do banco, Dilma Rousseff, em coletiva na 10ª Reunião Anual do NDB, no Rio de Janeiro.
Dilma declarou que o NBD atualmente tem duas prioridades: avançar na expansão e adesão de novos membros estratégicos; e ampliar o financiamento e a adesão de novos recursos em moedas locais.
Ela anunciou a entrada de mais dois países ao banco, Uzbequistão e Colômbia, e destacou que a adesão e os empréstimos do banco são feitos respeitando a soberania dos membros, ou seja, sem exigir "nenhuma condicionalidade".
"Não posso chegar para um país e dizer: 'Olha, nós vamos investir no seu sistema de transmissão, ou na sua mobilidade urbana, [...] desde que você privatize a sua empresa de energia elétrica, sua empresa de água."
Notícias do Brasil
'Abrimos as portas, mas quem sabe fazer negócios são os empresários', diz Lula em evento do BRICS
Segundo ela, isso mostra que o respeito à soberania dos membros é um elemento fundamental na estrutura de governança do banco.
Dilma abordou ainda a necessidade de financiamento em moedas locais, e disse que, embora ainda não seja possível afirmar que há um processo de desdolarização, nota-se que o dólar já deixou de ser um porto seguro.
Ela frisou que na crise atual não houve uma corrida para o dólar, como em outras ocasiões.

"Geralmente, quando tem crise, o que que acontece com o dólar? Todo mundo procura e corre para o dólar, que era um local que te protegia. Neste episódio, não correram para o dólar. Ao contrário do que fizeram em 2008."

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar