A mensagem das urnas
"É uma derrota retumbante: o governo continua sofrendo golpes sem se recuperar totalmente. A mensagem foi clara: a série de erros ou enganos está começando a cobrar seu preço", disse o analista político Pablo Cano à Sputnik.
"O voto libertário se transformou em absenteísmo. Uma parcela significativa dos que apoiavam Milei quando ele chegou ao poder em 2023 decidiu não votar, algo que não foi detectado com o peronismo", explicou.
A pergunta de um milhão de dólares
"O impacto nos mercados depende não tanto do resultado, mas da reação do governo. Se conseguir assimilar bem essa derrota, pode corrigir o rumo e reconquistar a confiança dos investidores e da sociedade", explicou Cruz.
Questionado sobre isso, Cano enfatizou que "a primeira coisa a esclarecer é que uma eleição local não é a mesma coisa que uma eleição nacional, e uma eleição presidencial também não é a mesma coisa que uma eleição legislativa. Acho que isso é um sinal direto para as eleições nacionais de outubro, mas não necessariamente teremos um resultado como esse".