O presidente dos EUA, Donald Trump, estabeleceu neste sábado (25) condições para um segundo encontro com o presidente russo, Vladimir Putin. O primeiro encontro entre os líderes ocorreu em agosto, no Alasca.
Trump afirmou que somente se encontrará com Putin se o líder russo concordar com um acordo de paz na Ucrânia.
"Precisamos ter confiança de que fecharemos um acordo. Não vou perder tempo. Sempre tive um excelente relacionamento com Vladimir Putin", disse ele.
Trump está na Malásia para participar da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês), em Kuala Lampur, e a declaração foi dada em resposta a questionamentos se concordaria em marcar uma nova reunião com Putin.
O representante especial do presidente russo para o investimento e cooperação econômica com países estrangeiros, Kirill Dmitriev, afirmou neste sábado, em entrevista à mídia norte-americana, que tem confiança de que Putin e Trump se reunirão novamente, mas provavelmente em outro momento.
Dmitriev observou que a Rússia está interessada em encerrar o conflito na Ucrânia o mais rápido possível. No entanto, enfatizou que isso só será possível se os interesses de Moscou forem levados em consideração.