A unidade reúne diversas instituições peruanas responsáveis pelo controle de drogas e fiscalização portuária, com o objetivo de analisar e inspecionar contêineres para impedir a entrada e saída de mercadorias ilícitas, especialmente drogas.
A iniciativa faz parte do Programa Global de Controle de Contêineres da ONU, em parceria com a Organização Mundial das Alfândegas (OMA), e busca fortalecer a segurança em um porto estratégico que deve movimentar grande volume de importações e exportações.
Três escâneres serão instalados para reforçar o controle aduaneiro, garantindo maior fiscalização sobre a carga que entra e sai do país.
Primeiro porto construído na América Latina com maioria de capital chinês, o terminal de Chancay, a 60 quilômetros de Lima, promete se tornar o principal centro de conexão da região com a Ásia. Ao todo, o custo foi de US$ 3,6 bilhões (R$ 20,6 bilhões).
A inauguração da primeira etapa das obras acontece também em meio ao lançamento pelo governo federal brasileiro de cinco rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano, para justamente encurtar a distância do país até o Oriente. Entre as propostas está a rota Amazônica, que integra Peru e Colômbia.
Para além da questão logística, o novo porto pode estimular o crescimento da indústria naval brasileira, que viveu um de seus tempos de ouro entre 2007 e 2011.