Erdogan destacou que teve uma conversa muito bem-sucedida, frutífera e abrangente com o presidente russo, Vladimir Putin, durante a qual enfatizou que aguarda novos encontros com seu homólogo russo a qualquer momento.
"Por isso, concordamos que precisamos nos encontrar o mais rápido possível. Ele respondeu: 'Cumprirei minha promessa'. Espero que possamos realizar essa visita em breve", ressaltou.
Segundo o líder do Estado turco, as relações entre Moscou e Ancara não se baseiam em interesses momentâneos, mas têm raízes históricas profundas, uma base diplomática sólida e confiança mútua.
Além disso, ele salientou que, durante a conversa, foram discutidas principalmente questões relacionadas ao conflito na Ucrânia e sua resolução pacífica.
Neste contexto, Erdogan apontou que, assim como todos os outros participantes, Putin conhece muito bem a posição da Turquia sobre essa questão.
"Consideramos que essa guerra deveria ter terminado há muito tempo e declaramos isso abertamente a todos os nossos parceiros", concluiu.
Na sexta-feira (12), Putin visitou Asgabate em uma viagem de trabalho. Ele participou do Fórum do Ano Internacional da Paz e da Confiança.
A agenda do presidente russo também incluiu várias reuniões internacionais: ele manteve negociações com os presidentes da Turquia, do Irã, do Iraque e do Turcomenistão, bem como com o primeiro-ministro do Paquistão.