Panorama internacional

OTAN é incapaz de sustentar possível guerra com Rússia, afirmam analistas ocidentais

Os especialistas militares ocidentais consideram inviáveis os atuais planos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o caso de uma guerra com a Rússia, informa o canal de TV CNN.
Sputnik
O canal aponta que os governos dos países-membros da OTAN não estão tomando as medidas necessárias para fortalecer a sua capacidade de defesa.

"Existe um plano com números. No entanto, os governos não estão adotando as medidas necessárias para implementá-lo. Ainda estamos planejando com base em coisas que não existem", disse ao CNN Jack Watling, pesquisador sênior do Instituto Real de Serviços Unidos.

Segundo ele, os Estados-membros da OTAN tentam estruturar uma resposta de defesa com base em uma "lista de desejos", ignorando os recursos disponíveis para um planejamento adequado.
Operação militar especial russa
Coronel: em caso de conflito com a OTAN, Rússia demonstrará superioridade em todos os tipos de armas cruciais
Por sua vez, outro especialista, general Richard Barrons, ex-comandante das Forças Conjuntas do Reino Unido, salientou que o Reino Unido deve repensar a resiliência de sua infraestrutura.
De acordo com Barrons, ao ritmo atual, o Reino Unido levará cerca de uma década para implementar todas as medidas necessárias para se preparar para um possível conflito.
Assim, finalizou, com a devida vontade política e liderança competente, esse prazo poderia ser reduzido, mas a sociedade civil e os políticos têm "outras preocupações".
Anteriormente, o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, afirmou que os europeus precisam se preparar para uma guerra semelhante à vivida por seus avós e bisavós. Ele também exortou os países da aliança a investirem mais em defesa.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar