Em entrevista à televisão turca TRT, Fidan afirmou que Israel estaria se aproveitando das dificuldades internas iranianas, como a crise econômica, para enfraquecer o governo. Segundo ele, essa atuação ocorre de forma aberta.
"O Mossad não está escondendo isso", disse o chanceler, acrescentando que a agência "convoca o povo iraniano a se levantar contra o governo por meio de suas contas na internet e no X", aponta o chanceler.
Fidan avaliou que, diferentemente de ataques militares diretos no passado, que acabaram unificando a população iraniana contra ameaças externas, o atual cenário sem um conflito armado aberto seria visto por Israel como uma oportunidade para aprofundar divisões internas no país.
O chanceler turco também acusou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu de buscar deliberadamente um conflito militar de maiores proporções na região. "Todos sabem que Netanyahu tem esse desejo; não é segredo", afirmou Fidan.
Ao tratar da situação interna do Irã, Fidan lembrou que o país vive sob sanções econômicas há quase três décadas, o que teria imposto um custo elevado à população. O ministro descreveu os iranianos como "dinâmicos e sofisticados", sobretudo os mais jovens, que buscam melhores condições de vida e oportunidades econômicas, o que explicam protestos recorrentes, como os registrados em 2019 e 2023.
Embora as manifestações atuais sejam menores, "há, ao lado de razões autênticas para protestar, uma clara manipulação externa por parte dos adversários do Irã", disse ele, conforme a reportagem.
No campo diplomático, Fidan afirmou que a Turquia defende a proteção da população civil iraniana e a resolução das tensões entre Irã, Estados Unidos e potências ocidentais por meio de negociações.
Para a autoridade turca, a imposição de pré-condições pode sabotar o diálogo, isolar Teerã e servir de justificativa para uma eventual ação militar israelense. Um acordo negociado, segundo ele, seria essencial para a estabilidade regional e retiraria o que chamou de "cobertura internacional" para um ataque de Israel.