Panorama internacional

'O mais difícil está por vir': Dinamarca volta a condenar postura de Trump sobre a Groenlândia

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, descreveu a pressão de Washington para controlar a Groenlândia como "inaceitável" e alertou que a situação pode piorar.
Sputnik

"Não tem sido fácil lidar com a pressão completamente inaceitável do nosso aliado mais próximo desde tempos imemoriais. Mas muitos indícios apontam que o pior ainda está por vir", declarou Frederiksen em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen.

Panorama internacional
Analistas veem movimento europeu na Groenlândia como 'gesto político contra os EUA'
A primeira-ministra dinamarquesa enfatizou que "a Groenlândia faz parte do reino da Dinamarca" e ressaltou que, embora Copenhague esteja comprometida com o diálogo e a cooperação, sua posição é firme: a ilha "não está à venda" e a ordem internacional não pode ser alterada pela força ou pela pressão.
Frederiksen indicou que a Dinamarca reforçou a segurança na Groenlândia e está preparada para expandi-la ainda mais em conjunto com os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), enquanto a diplomacia dinamarquesa se prepara para abordar a questão na Casa Branca.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar