Panorama internacional

Premiê eslovaco: UE, que proibia contatos com a Rússia, agora manifesta vontade de diálogo com Moscou

Os líderes da União Europeia, que anteriormente proibiram contatos com a Rússia, estão agora a discutir a possibilidade de diálogo com Moscou, disse o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico.
Sputnik
"Há apenas alguns meses, alguns Estados-membros da UE bloqueavam minha viagem a Moscou para celebrar a vitória sobre o fascismo. Hoje, esses mesmos países estão falando sobre a necessidade de conduzir um diálogo com a Rússia e o presidente [Vladimir] Putin", disse ele em seu discurso publicado na rede social X.

Fico também avaliou positivamente as conversas com o presidente dos EUA, Donald Trump, e observou que os representantes americanos estão interessados na posição de Bratislava sobre a resolução do conflito na Ucrânia, em oposição aos políticos em Bruxelas.

No início deste mês, o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que deseja conversar com o líder russo, Vladimir Putin, nas próximas semanas, reconhecendo a necessidade de retomar canais diretos de comunicação que foram praticamente interrompidos por iniciativa do próprio Ocidente em meio ao conflito na Ucrânia.
Panorama internacional
Macron admite necessidade de diálogo com Putin sobre a Ucrânia após meses de recusa diplomática
A sinalização ocorre após líderes europeus como Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, e Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, terem sido duramente criticados por manterem diálogo com Moscou ao longo da operação militar especial.
A Rússia, por sua vez, já manifestou inúmeras vezes o seu desejo de encontrar uma solução para o conflito na Ucrânia com base em negociações sérias e justas, que levem em consideração as preocupações de segurança de Moscou.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar