A ampliação da frota faz parte do programa de modernização da aviação militar do país e tem como foco principal o reforço de missões de contra-insurgência, apoio aéreo próximo, vigilância e treinamento avançado de pilotos. Atualmente, os Super Tucano em operação estão concentrados na Base Aérea Danilo Atienza, na província de Cavite.
O A-29 é empregado em cenários de baixa intensidade e é considerado adequado às condições geográficas do arquipélago filipino, por sua capacidade de operar em pistas curtas e não pavimentadas. A aeronave turboélice monomotor pode ser equipada com diferentes tipos de armamentos, sensores e sistemas de vigilância, permitindo seu uso em múltiplos perfis de missão.
Durante o Singapore Airshow 2026, evento do setor de defesa realizado ao longo da semana em Singapura, a Embraer confirmou oficialmente que a Força Aérea das Filipinas é a cliente do pedido adicional, destacando que o Super Tucano apresenta elevados índices de confiabilidade e disponibilidade operacional, fatores que explicam sua adoção por diversas forças aéreas ao redor do mundo.
Ampliação dos mercados da Embraer na Ásia
Em meio à ampliação das vendas nos mercados asiáticos, a companhia brasileira anunciou mais cedo durante o evento que a República do Uzbequistão adquiriu uma série de aviões de transporte militar C-390 Millennium.
Com a aquisição, o país torna-se o primeiro operador da aeronave C-390 Millennium da Embraer na Ásia Central, ampliando a presença internacional do cargueiro brasileiro em uma região de grande importância geopolítica e logística.
De acordo com a empresa, a Força Aérea do Uzbequistão utilizará o avião principalmente em missões humanitárias e de transporte, reforçando de forma significativa suas capacidades operacionais.
Em nota oficial, o presidente e CEO da divisão Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Júnior, ressaltou a importância do novo operador e afirmou que a empresa trabalhará de forma próxima e coordenada para garantir uma operação impecável "desta aeronave revolucionária".