O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta terça-feira (10) que os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva tiveram um início de relacionamento conturbado, mas essa situação foi revertida.
Bessent fez o comentário durante um evento promovido pelo BTG Pactual em São Paulo, do qual participou de forma remota. Segundo o secretário, o estreitamento de laços com o Brasil é um dos pontos do suposto "momento empolgante" que a América Latina vive.
"Acho que, depois de um começo conturbado, o presidente Trump e o presidente Lula estabeleceram uma boa relação. E, por isso, considero que o que está acontecendo na América Latina é extremamente empolgante."
Bessent também ressaltou o que ele classificou como "muita boa vontade por parte do governo brasileiro" nas relações com Washington, apesar do tarifaço implementado pela Casa Branca em meados de 2025.
"É curioso porque o presidente Lula tem uma tradição de manter bons relacionamentos com presidentes republicanos nos Estados Unidos. E acho que agora estamos no tom certo com o presidente Trump. Acredito que, nos próximos meses, haverá alguma delegação de empresários brasileiros e representantes do governo visitando o presidente Trump, com o presidente Lula, e acho que isso pode ser marcante."
Na última quinta-feira (5), Lula afirmou que o encontro com Trump acontecerá na primeira semana de março e que não haverá assunto proibido entre os líderes de Brasília e Washington.
"Tem que sentar-se à mesa, olhar no olho um do outro, ver o que nos interessa e trabalhar junto, estabelecer acordos. Não tem tema que eu não discuta, só a soberania do meu país, mas discutir a parceria de indústria, minerais críticos, aumento de exportação, tudo isso vamos discutir", disse Lula durante entrevista ao portal UOL.