"Lembro com prazer a minha última viagem a Cuba, onde fomos recebidos tão calorosamente", disse Putin durante o encontro, registrado pela rede de televisão TeleSUR.
#ENVIDEO | Encuentro entre mandatarios Raúl Castro y Vladimir Putin http://t.co/7pUfzvnDnf #CubaYRusiaUnidas
— teleSUR TV (@teleSURtv) 7 maio 2015
"Eu não poderia ter perdido essa festa", disse ele, ressaltando que Cuba também celebra a data com eventos marcantes.
O funcionário observou, particularmente, que o recente degelo nas relações de Havana com Washington é bem recebido por Moscou.
"A Rússia saúda o processo de normalização das relações entre Cuba e EUA", disse Ushakov. "Retomar o diálogo bilateral em grande escala é do interesse dos dois países e da segurança internacional em geral. A posição da Rússia, de que os EUA devem levantar imediatamente seu bloqueio comercial e econômico contra Cuba, permanece inalterada".
O assessor presidencial também sublinhou que as posições de Cuba e da Rússia sobre os problemas-chave da agenda internacional eram "tradicionalmente próximas".
"Nossos países estão comprometidos com a estrita observância das normas e princípios do direito internacional, da Carta das Nações Unidas, reforçando o seu papel central no mundo", ressaltou.
Na quarta-feira (6), Castro se reuniu com primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev. No próximo sábado, 9 de maio, o líder cubano vai participar das celebrações dedicadas ao 70º aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica, nome dado pelos russos à Segunda Guerra Mundial.
With Raul Castro, who has arrived to attend the celebrations marking the 70th anniversary of Victory pic.twitter.com/63SoKwq3ND
— Dmitry Medvedev (@MedvedevRussiaE) 6 maio 2015