Só na semana passada a empresa norte-americana Bell Helicopter assinou um acordo com a Urais Civil Aviation, baseada em Ekaterinburgo para a montagem da última modificação da sua aeronave monomotor 407GXP. Esta é a primeira vez que a companhia dos EUA entrega esta etapa de produção para um parceiro estrangeiro. Enquanto isso, a companhia russa faz parte da Rostec Corporation, que, juntamente com o seu CEO, Sergey Chemezov, está na lista de empresas e empresários sancionados pela Europa.
A Siemens, da Alemanha, porém, não conseguiu ganhar um contrato de bilhões de dólares para o fornecimento de trens modernos e para a construção de uma linha de alta velocidade a partir de Moscou para a cidade de Kazan. O projeto de US$ 2 bilhões foi para a China.
“Os norte-americanos têm exercido uma grande pressão sobre a Europa para impor sanções duras,” disse ao Der Spiegel o CEO da Associação das Empresas Europeias em Moscou, Frank Schauff. “Embora vale a pena mencionar que eles mesmos estenderam seu comércio com a Rússia no ano passado.”