Na terça-feira (2), porém, Joseph Blatter renunciou ao cargo. A decisão aconteceu na sequência de um escândalo sobre subornos que chegam a US$ 150 milhões envolvendo dirigentes da entidade e empresários Oito membros da FIFA foram presos pela polícia suíça, em Zurique, na quinta-feira (28) a pedido dos EUA, onde são acusados de aceitar as vantagens indevidas em troca de favorecimentos.
Alguns nomes estão sendo especulados na mídia internacional como candidatos à presidência da FIFA com a saída de Joseph Blatter. O príncipe jordaniano e o ex-jogador francês David Ginola já anunciaram que estarão na disputa. O presidente da Federação de Futebol da Holanda, Michael Van Praag, e o ex-jogador português Luís Figo, que chegaram a se candidatar na última eleição, mas voltaram atrás, são possíveis nomes. O ex-craque brasileiro Zico também afirmou que cogita tentar ocupar o cargo.
Quem pinta com mais força, porém, é o presidente da UEFA e ex-jogador Michel Platini. Ele é favorito para ocupar a presidência da FIFA segundo a tradicional casa de apostas londrina William Hill. O francês aparece à frente de Ali Bin al-Hussein e de Luís Figo, na sequência. O secretário-geral da Concacaf, o norte-americano Ted Howard, e o presidente da federação inglesa, Greg Dike, o vice-presidente da UEFA, o turco Senes Erzik, e o presidente da CAF, o camaronês Issa Hayatou, também estão na lista dos apostadores.
A nova eleição da FIFA deverá ser marcada em breve.