Uma fonte na Direção de Segurança de Istambul informou a Sputnik que 251 pessoas em total foram detidas durante as operações policiais realizadas em todo o país. Uma mulher foi morta a tiros durante a sua detenção em Istambul. Em total, 98 cidadãos turcos e 38 estrangeiros supostamente ligados a organizações terroristas, inclusive o Estado Islâmico (EI) e Partido dos Trabalhadores do Curdistão, foram detidos em Istambul.
As operações em Istambul abrangeram 140 endereços. Em Ancara foram detidas nove pessoas em 12 endereços. Na província de Sanliurfa que fica junto à Síria, foram detidas 39 pessoas.
A informação sobre os cidadãos estrangeiros detidos durante as operações está sendo precisada. Em total, em todo o país, cerca de sete mil funcionários de segurança participaram das operações.
Nesta quinta-feira (23), terroristas do Estado Islâmico abriram fogo contra um posto de fronteira das Forças Armadas da Turquia na região de Kilis, matando um suboficial e ferindo outros dois soldados. O ataque foi respondido imediatamente pela Defesa turca, que matou pelo menos um combatente extremista e destruiu vários veículos utilizados pela organização.
Anteriormente na última segunda-feira, houve um ataque terrorista na cidade de Suruc (20), localizado na zona fronteiriça junto à Síria, que matou 32 pessoas e deixou mais de 100 feridos. A bomba explodiu em frente ao centro cultural Amara, onde se reuniam os curdos turcos e os membros de organizações da juventude que estavam prontos para ir para a Síria ajudar a reconstruir a cidade Kobane, afetada por ataques do Estado islâmico. Estes acontecimentos induziram a polícia turca a realizar as operações de limpeza.