Logo após a vitória nas eleições, os chineses foram às ruas para comemorar. Em entrevista a Sputnik, o professor de Educação Física da Universidade de Pequim e chefe da equipe nacional de levantamento de peso, Yang Binsheng, demonstrou sua grande felicidade e de seus amigos, mesmo os que não estão diretamente envolvidos com o esporte.
Ele afirmou que os esportes de inverno não são tão comuns na China e que uma Olimpíada promoverá estas modalidades no país e também ajudará a desenvolver a indústria dos esportes de inverno.
O presidente da Confederação Brasileira de Desportos da Neve, Stefano Arnhold, pensa que a escolha de Pequim é histórica, “pois a cidade vai ser a primeira a sediar os Jogos tanto de verão quanto de inverno, e o sucesso de 2008 fala por si só”. Sobre o fato de que Pequim enfrenta dificuldade em ter neve natural e de que os pequineses estão prometendo neve artificial em abundância, Arnhold diz que isso faz diferença para os atletas: “Na hora que você vai preparar sua estratégia de prova e treinamento, você precisa conhecer em detalhe o terreno e as condições de onde você vai disputar. Correr em neve natural é completamente diferente de correr em neve artificial, mas muitas vezes somos obrigados a estar em pistas com neve artificial em função de condições climáticas. Então, os técnicos, as pessoas que preparam os equipamentos, todos eles têm muita experiência de trabalhar em condições variáveis de neve.”
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 serão divididos entre a capital e as montanhas de Zhangjiakou e Yanqing. O Comitê Organizador prometeu neve artificial suficiente para o sucesso das competições. A última Olimpíada de Inverno, em 2014, aconteceu em Sochi, na Rússia. O evento mereceu muitos elogios de atletas, técnicos e dirigentes esportivos de todo o mundo.
O brasileiro Stefano Arnhold também elogia a organização dos Jogos de Sochi: “Eu tive a oportunidade de chefiar a missão brasileira, tanto nos Jogos Olímpicos quantos nos Jogos Paralímpicos em Sochi em 2014, e em ambas as disputas nós tivemos uma clara demonstração da capacidade organizativa na Rússia. Realmente, do ponto de vista inclusive técnico, foi impressionante o que eles conseguiram fazer. As condições climáticas foram muito adversas, mas os russos trouxeram os maiores especialistas para esses problemas de neve. Eles trouxeram 5 tipos diferentes de sais para poder tratar a neve.”
Durante a mesma reunião do Comitê Executivo, o COI anunciou Lausanne, na Suíça, como a sede dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2020.