Trump criticou, no talk show “The O'Reilly Factor” da Fox News, a política dos EUA na Síria, atacando Washington por nem sequer saber quem está apoiando. Segundo ele, “pode até ser que o presidente (Bashar) Assad seja um líder melhor do que aqueles a quem os EUA supostamente dão suporte”.
“Eu vou te dizer que acho que em termos de liderança (do presidente Putin), ele está recebendo um ‘A’ e nosso presidente não está indo tão bem. Eles não ficam bem juntos”, disse Donald Trump, comentando a reunião entre os dois líderes, à margem da Assembleia Geral da ONU.
Sobre o poder na Síria, Trump afirmou que pode ser que Assad seja melhor do que quem os EUA estão apoiando, “porque nós nem sequer sabemos quem estamos apoiando, não temos ideia”.
O apresentador Bill O'Reilly, entretanto, levou a conversa para uma direção totalmente diferente, afirmando que ao lutar contra o Estado Islâmico em nome de Assad, Putin nunca sairá da Síria. Mas Trump retrucou “Você deseja possuir a Síria? Eu quero reconstruir o nosso país”.
“Você tem enormes reservas de petróleo, você tem uma enorme riqueza no Oriente Médio que as pessoas nem sequer conhecem. Esqueça Putin. Você tem o Irã, que vai assumir o controle do Iraque. Eu havia dito isto há muitos anos. Em seu programa, eu disse que nunca deveríamos ter entrado Iraque. Eu fui a única pessoa que disse isso. Nós nunca deveríamos ter feito isto porque desestabilizou o Oriente Médio”, afirmou Trump.
Ele ainda explicou que o Irã está assumindo o controle do Iraque, incluindo as suas vastas reservas de petróleo e as sobras são assumidas pelo Estado Islâmico. “Então, o que fizemos com a nossa liderança incompetente?”