Terroristas “moderados” da Síria recebem “todo tipo de ajuda estrangeira”, diz ministro

© AFP 2023 / BARAA AL-HALABI Rebeldes do "Primeiro Batalhão" sob o grupo de oposição Exército Livre da Síria participam de treinamento militar em 10 de junho de 2015, nos arredores de Aleppo.
Rebeldes do Primeiro Batalhão sob o grupo de oposição Exército Livre da Síria participam de treinamento militar em 10 de junho de 2015, nos arredores de Aleppo. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro da Informação da Síria, Omran Zoubi, disse que os grupos terroristas sírios que Washington chama de “moderados” estão recebendo “todos os tipos de ajuda externa”, de dinheiro a armas, passando por logística e governança.

Prédio do Congresso norte-americano - Sputnik Brasil
Ex-oficial da CIA diz que EUA armam o Estado Islâmico
Vários grupos armados que operam na Síria e que são considerados pelo Ocidente como grupos da oposição “moderada” estão recebendo ajuda de outros países, incluindo de centros de operações na Turquia e na Jordânia, segundo disse o ministro à Sputnik nesta quinta-feira (8).

"Os grupos terroristas que Washington chama de moderados obtém todos os tipos de ajuda externa – fundos, armas modernas, gestão e governança. Os centros de operações na Turquia ou na Jordânia são a prova disso", disse Zoubi.

Desde o início da guerra civil síria, há quatro anos e meio, os EUA e alguns de seus aliados têm armado facções da oposição supostamente “moderada” no país árabe, recusando-se a reconhecer a legitimidade do presidente sírio, Bashar Assad.

Foto de arquivo. Fuzileiros navais norte-americanos participam nos exercícios militares - Sputnik Brasil
Quem está vencendo: Pentágono ou Estado Islâmico?
Uma coalizão internacional liderada pelos EUA contra o Estado Islâmico (EI) – grupo cuja barbárie midiática elimina qualquer possibilidade de se falar em “moderação” – tem treinado e armado algumas destas facções rebeldes da Síria na esperança de enfraquecer o regime de Assad, que, por sua vez, também enfrenta os terroristas do EI.

Não é a primeira vez que Damasco acusa a Turquia de fornecer apoio a grupos extremistas que operam na Síria. Em abril, o Ministério das Relações Exteriores sírio acusou Ancara de fornecer apoio logístico e militar direto a organizações terroristas, enquanto a Arábia Saudita e o Qatar foram acusados de facilitar a infiltração de militantes estrangeiros no país devastado pela guerra.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала