O deputado do partido oposicionista da província de Antália afirmou que, analisando os últimos 13 anos em que o Partido da Justiça e Desenvolvimento de Erdogan permaneceu no poder, é possível dizer que a política atual do governo turco não tem nada em comum com o conceito de "zero problemas com vizinhos" que foi defendido pelos líderes do partido no início.
Quanto ao setor turístico, o político disse que recentemente o número de turistas russos praticamente atingiu o de turistas alemães mas agora a situação deve mudar.
"Infelizmente, agora os funcionários do setor receiam que este período turístico possa terminar sem se iniciar", disse o deputado.
Na opinião de Kok, o governo turco e grandes empresas devem elaborar um plano conjunto para resolver a crise mas relações com a Rússia.
"O que aconteceu, a meu ver, foi um passo extremamente errado da parte de Ancara. Não podemos admitir o rompimento dos laços com a Rússia, país nosso amigo, nosso vizinho com o qual temos um grande intercâmbio comercial e relações desenvolvidas nas áreas da energia e turismo", destacou.
Na opinião do político turco, sem isso não é possível atingir a estabilidade.
"A primeira tarefa do novo governo turco deve ser a regularização da crise que surgiu e que todo o nosso país está seguindo com inquietação", disse Kok.