Cavusoglu disse que a Turquia tem estabelecido relações com a Rússia nos últimos 15 anos “passo a passo” e que os líderes de ambos os países contribuíram significativamente para melhorar as relações, disse The Daily Sabah.
“A Turquia nunca deu quaisquer passos negativos em relação à Rússia. Mas ninguém deve pensar que estamos quietos porque somos culpados. A Rússia é um parceiro importante para nós. Por isso agimos de forma paciente”, afirmou Cavusoglu. “Ninguém pode cortar os laços entre os dois povos, nem os políticos nem ninguém outro. Estaremos pacientes por algum tempo e tudo ficará melhor”.
O piloto do Su-24, Oleg Peshkov, foi baleado a partir do solo durante a ejeção por militantes turcomenos no território por eles controlado. O copiloto salvo, Konstantin Murakhtin, disse a jornalistas que o Su-24 não cruzou a fronteira e que a tripulação não recebeu quaisquer avisos da parte de aviões turcos.
Em resposta ao incidente, Moscou introduziu um conjunto de sanções contra Ancara. As medidas proíbem ou restringem as atividades das organizações turcas na Rússia e impedem que os empregadores russos contratem cidadãos turcos, medidas que deverão ter efeito a partir de 1 de janeiro de 2016.