‘Rússia é jogador global’: Moscou estabelece relações com Europa e Ásia

© AP Photo / Joshua PaulO chanceler russo Sergei Lavrov (à esquerda) falando com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, antes da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
O chanceler russo Sergei Lavrov (à esquerda) falando com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, antes da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). - Sputnik Brasil
Nos siga no
Durante uma entrevista à agência de notícias Sputnik, o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Igor Morgulov, negou que o país tenha virado as costas à Europa para cooperar mais com países da Ásia.

Dmitry Medvedev e Nguen Tan Dung em Hanoi em 6 de abril de 2015 - Sputnik Brasil
Rússia intensifica cooperação com mais um país asiático
A Rússia está se preparando a hospedar uma Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla inglesa) que terá lugar em 19-20 de maio na cidade de Sochi, marcando o 20º aniversário do estabelecimento da Parceria da ASEAN.

“Eu não chamaria isto de virada para a região Ásia-Pacífico. O nosso país é um jogador global situado no continente euroasiático, e está forjando os laços com o Ocidente e Oriente ao mesmo tempo”, disse Morgulov.

Iran's President Hassan Rouhani gestures at the conclusion of his press conference, in Tehran, Iran, Sunday, Jan. 17, 2016. The implementation of a historic nuclear deal with world powers is expected to pave the way for a new economic reality in Iran, now freed from harsh international sanctions - Sputnik Brasil
Enquanto os EUA querem fatia do bolo iraniano, Rússia e China recebem apoio
O vice-ministro sublinhou que Moscou tem em consideração “tendências globais de crescimento” que indicam a região Ásia-Pacífico sendo o centro da política e economia mundial.

Em abril, o ministro da Defesa russo Sergei Shoigu declarou que Moscou tenciona ampliar a cooperação bilateral com todos os membros da ASEAN, a saber, Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Brunei, Camboja, Laos, Mianmar e Vietnã.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала